Vitória relativa

Depois de 32 troféus, com 7 Leões de Ouro, ganhos em diferentes categorias na 56ª versão do Festival Internacional de Publicidade de Cannes, o mercado publicitário brasileiro festeja mais um vitória. Este ano, uma agência do País, a DM9DDB, foi eleita, com 40 pontos em premiações e disputas, a Agência do Ano do Cannes Lions 2009.

No ano passado, o Brasil tinha ficado em segundo lugar, com a AlmapBBDO, que este ano também repetiu a classificação. A visibilidade obtida nessas competições projeta a boa imagem da criatividade nacional no negócio da propaganda globalmente.

O mérito pode até ser relativo, como dizem alguns profissionais do meio, em razão da menor presença das agências americanas e europeias na competição deste ano. Elas inscreveram menos peças em decorrência da grave crise global que afetou suas economias.

Outro fator considerado é a mudança operada no negócio da propaganda com o avanço de outros canais de comunicação, como os digitais, nas ações de construção de marca e distribuição de mensagens publicitárias. Condição que ainda não é contemplada nos critérios de classificação para o prêmio de Agência do Ano em Cannes.

No maior mercado do mundo no setor, o americano, a cada ano que passa esse cenário fica mais visível. Este ano, por exemplo, os americanos tiveram ótima performance em Cyber Lions, com 21 Leões em propaganda online, e péssima em anúncios impressos, onde ganharam apenas dois Leões em Press Lions.

Para ser Agência do Ano, a empresa tem que somar pontuação em 4 das atuais 11 categorias em disputa. E são elas as mais tradicionais na competição: anúncios impressos, outdoor, rádio e filmes.

Apesar das mudanças que vão dando nova configuração ao mercado, a favor das agências brasileiras, e da DM9DDB em particular, esta é a terceira vez que a agência ganha o prêmio. Ganhou em 1998 e repetiu a dose no ano seguinte. Além dela, o Brasil conquistou o mesmo título em 2000, com a agência AlmapBBDO, e em 2001, com a F/Nazca Saatchi&Saatchi.

Mais informações no Estado de hoje (“A DM9DDB é a agência do ano“) pag. B16.

About these ads
Post anterior
Post seguinte
Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Cesar

     /  29/06/2009

    Olá Marili, bom dia. Por favor, você tem a lista dos 32 leões que o Brasil ganhou?

    Abraço e obrigado.

    Cesar

    Resposta
  2. Não só os gringos inscreveram menos, o Brasil inscreveu cerca de 40% menos peças.
    Então a vitória não foi tão relativa assim.

    Quanto a participação e o investimento em outras mídias, essa é uma realidade mais deles do que do nosso mercado. No Brasil ainda é muito difícil executar e medir resultado em Digital e Direct.
    Parte por conta do imenso analfabetismo, inclusive digital, parte porquê temos um país dividido em termos de infraestrutura tecnológica. Em SP se tem banda larga de 4Mb por 50 reais. Aqui no NE 1Mb custa R$ 170. Para empresas, 500 pilas.

    Sem contar que o povo não tem acesso ao 3G na sua plenitude, os serviços são caros e ruins, instáveis. Culpa da legislação, que permite que as empresas garantam apenas 10% da banda. Lá fora eles não podem dar perda maior que 10%. O contrário.

    Outro dia tentei acessar o site da Hellman’s, estimulado pelo anúncio na SuperInteressante. Foi super desestimulante. Depois de 30min, o site não tinha carregado. Quando carregou, dei um clique e começou tudo de novo. Já era. Saca como é duro fazer digital aqui?

    A mídia que manda no Brasil ainda é TV, e será assim. A TV Digital, dependendo do formato de comercialização, poderá ser o atalho que corta esse “meio do caminho” que outros países experimentam já há alguns anos.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 57 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: