Grupo Lance estreia jornal para a classe C

O grupo Lance coloca amanhã nas bancas de São Paulo seu novo jornal diário, o Mais, que vai custar R$ 0,50. O preço define o segmento em que o grupo pretende buscar leitores. Apesar da imensa população das classes C e D, São Paulo ainda não tinha um produto nessa faixa de consumo, ao contrário do Rio, onde há títulos do gênero, como o Meia Hora e o Expresso, ou de Minas Gerais, com os jornais Super Notícia e Aqui.

Sem revelar quanto o grupo, que é dono do jornal esportivo Lance, gastou na iniciativa, Walter de Mattos Jr., presidente da companhia, conta que há três anos vinha maturando a ideia de lançar um jornal popular em São Paulo. “É o projeto mais arriscado de minha vida, mas, se der certo, será um marco na maneira de fazer jornal nesse segmento”, diz.

Em formato tabloide, com até 28 páginas e 75 mil exemplares, o Mais chega na quarta-feira para o que o executivo chamou de “soft opening”, termo que define nas redes hoteleiras ou casas de espetáculo a fase de testes antes da abertura oficial. Haverá uma semana de ajustes. A circulação efetiva passará a contar somente a partir do dia 27, quarta-feira da próxima semana. “No processo de ajustar o foco, fizemos pesquisas qualitativas em novembro e dezembro apresentando três diferentes edições”, diz. “Ajustamos muitas coisas. O público paulista nessa faixa de consumo é mais formal, rejeitou as propostas gráficas mais ousadas e de titulação mais solta, que fizemos baseados em experiências realizadas no Leste Europeu.”

Nos últimos cinco anos, segundo Pedro Silva, presidente do Instituto Verificador de Circulação (IVC), o mercado de jornais no Brasil cresceu impulsionado pelo lançamento das chamadas publicações populares, que custam até R$ 1,00. Os jornais pagos têm a circulação aferida pelo IVC. As edições gratuitas, que são outro fenômeno que surgiu com força nesse setor recentemente, não passam por essa aferição.

“O movimento de expansão e busca de novos leitores, em especial os não atendidos pelos jornais tradicionais, com suas análises mais densas e vocabulário mais rico, parou no final de 2008, com a deflagração da crise financeira global”, diz Silva. “Mas, com os sinais de retomada econômica a partir do segundo semestre de 2009, as empresas que haviam suspendido seus projetos estão retomando os investimentos.”

Mattos Jr. não só acredita que há espaço para o novo jornal, como diz não temer a concorrências dos jornais gratuitos Metro e Destak, que são distribuídos em São Paulo com boa aceitação. “A mancha de distribuição formada pelos jornais gratuitos é a que atende às classes média e alta, em regiões como a Avenida Paulista”, diz. “Nós vamos ocupar os bairros onde estão as classes C e D.”

About these ads
Deixe um comentário

6 Comentários

  1. Eraklito Phraco (Último Escriba)

     /  19/01/2010

    É isso aí. !!! Pão e circo pra moçada.

    Resposta
  2. Alan Willer

     /  19/01/2010

    Será que esse novo jornal será nos moldes do extinto Notícias Populares, do tipo “se expremer sai sangue”?

    Resposta
  3. Vocês só esqueceram de mencionar o Metrô News que tem 36 anos de tradição, tem circulação diária, exceto aos dominogos, e é distribuído nas estações de metrô e alcança principalmente as classes C, D e E.
    No mais, parabenizo a iniciativa do grupo Lance por mais esse periódico e desejo sucesso!!

    Resposta
  4. Anônimo

     /  19/01/2010

    Mesmo com público diferente dos gratuitos, que querem a classe A, mas atingem em cheio a C e D, acho difícil emplacar. Quem vai comprar jornal, se tem produtos parecidos de graça? Mesmo assim, espero que tenha sucesso!

    Resposta
  5. Zig Leibnitz

     /  19/01/2010

    O Lance é um lixo. Vem aí MAIS um lixo!

    Resposta
  6. ricardo

     /  07/03/2011

    Assista filmes, programas jornalísticos de entretenimento, culturais, documentários, canais de video clipes, programação adulta tudo ao vivo em seu computador pessoal ou notebook, em qualquer lugar do mundo em que você esteja

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 57 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: