Contribuições & Balanço de Cannes Lions 2

As contribuições para o blog enviadas pelo publicitário Rui Piranda, da agência Giovanni+DraftFCB, sobre suas experiências em Cannes Lions 2010, são sempre agradáveis de ler, ainda que eu não tenha tido tempo de pô-las no ar, quando me enviou. Assim, aqui estão elas, são sempre bem para quem gosta do tema propaganda:

Responda rápido: você prefere merchandising no meio da programação ou comercial de TV?

Não vale dizer nenhum dos dois porque você trabalha no ramo.  Esse foi o assunto da rede de agências Digitas. Confesso que achei a dramatização do ringue de luta de boxe um pouco “over”. É teve disso. O Mark Beeching, o chefe criativo da Digitas, colocou Nick Cannon, rapper e ator, e Gavin Polone, produtor famoso, para brigarem.  Cada um tinha que defender um lado.   Foi meio metalinguagem: entretenimento no meio do seminário de marketing para discutir marketing no meio do entretenimento.  Pegou?

O merchandising no meio da novela e das Anas Marias Bragas da vida já são nossos conhecidos no Brasil. E a gente ainda tem longos minutos de comercial de tevê (não estou reclamando, só constatando).  Mas esse assunto veio parar aqui em Cannes por conta do TiVo.  A tal tecnologia que permite ao espectador pular o comercial. 

Pois é, se ninguém vê o comercial, o anunciante não anuncia.  Se o anunciante não anuncia, quem paga a conta?  Lembra?  Não existe almoço grátis.  O que está acontecendo é um show de merchandising no meio do drama.  A coisa rendeu 45 minutos do tempo de gente muito cara.  O tal rapper, por exemplo, defendeu o comercial  (ele também vive disso). 

Pelo visto, a coisa não vai se resolver nem tão cedo.  Mas passe a reparar: as séries americanas estão da vez com mais cenas de cozinha, cerveja e snacks.  Tudo com a marca aparecendo.  Qualquer hora (não vai demorar) vão nos obrigar a colocar escrito na tela: INFORME PUBLICITÁRIO.

 É difícil acompanhar as palestras do oriente.  Mas eu gostei.

O inglês deles não é bom.  O tempo de apresentação deles é diferente.  Mas o conteúdo dos seminários apresentados pela agência Dentsu e pela indústria de roupas Uniqlo foi bem legal. 

O tema da Dentsu era Tokio Innovation e eu destaco um case de exploração das ruas de Tokio.  Sabe como isso acontecia?  Caçando borboletas virtuais pela cidade.  Funciona assim.  Você baixa um aplicativo para o seu iPhone.  Depois é só você apontar ele para a rua e pronto.  Você vê borboletas e… pode capturá-las.  Basta fazer o gesto de quem está lançando a rede e pronto.  A borboleta aparece no seu visor.  São diverso tipos e desenhos para você colecionar.  Você ainda pode presentear borboletas para os seus amigos.  Ah… as borboletas ainda oferecem descontos em produtos e serviços.  Milhares de pessoas participam da caça e colecionam.  Parece bobo.  É bobo.  Mas também é bem muito interessante.

O tema da Uniqlo era:  From Tokio to The World.  Como vocês podem ver os japoneses vieram para promover seu país.  A Uniqlo é uma loja superlegal de roupas.  Quem não conhece, vale apena dar uma checada no site.  As roupas têm o corte simples, os tecidos são muito bons, eles investem em novos materiais e as cores são espetaculares.  A identidade visual é superestruturada e comanda todas as comunicações da marca.  Eles apresentaram seus manuais de marca, campanhas e coleções anteriores e a nova campanha Uniclock que coloca no site 24horas de música e dança.  Toda vez que você acessar o site aparecerá alguém dançando.  Ok… durante a madrugada às vezes aparece os dançarinos dormindo (sério).   

Cultura diferente, cases diferentes.  Bom para fazer a gente olhar para outras direções.

About these ads
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 56 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: