Engenheiros da Nissan apanham, mas persistem

A montadora Nissan não parece intimidada com a convocação do diretor de marketing da empresa do Brasil, Carlos Murilo Moreno, para depor no inquérito que rola na delegacia de regional de São José dos Pinhais, no Paraná. A Ford entrou com queixa contra a Nissan, por avaliar que a empresa havia ultrapassado os limites aceitáveis de convivência concorrencial depois das provocações que pôs no ar no seu último comercial. A convocação legal foi feita na quarta-feira. Hoje à noite, a montadora japonesa dá o troco através de outra propaganda.

No novo comercial, um engenheiro contundido de braço engessado, olho roxo e soro na veia – com jeito de quem foi duramente espancado em briga de bar – surge na tela para anunciar a chegada da linha de automóveis 2012 da Nissan. A tônica da peça, criada pela agência Lew’Lara\TBWA, é o humor. Mas o recado subliminar está dado. Eles podem apanhar, mas não vão desistir de chamar para a briga.

“A Nissan é a primeira marca a lançar toda sua linha 2012 durante o primeiro semestre deste ano, uma inovação para o mercado. Avançamos do modelo 10/11 diretamente para o 11/12. Isso garante um carro mais atualizado e com menor desvalorização ao longo do tempo”, explica no release da empresa o diretor Moreno. O mesmo que vai ter que se explicar com a polícia.

Na propaganda que levou a Nissan à delegacia, engenheiros com jalecos da Ford, usando imensos medalhões típicos de rappers, se vangloriam de enganar o consumidor. Na cantoria ritmada, criticam os compradores de carro da concorrência, no caso o Focus da Ford, pelo qual pagavam R$ 3 mil. Um modelo que se equipara ao Tiida, da Nissan. Carregavam bem nas diferenças no refrão: “O luxo todo que eu tenho é do dinheiro de vocês. Pagando preço 1.8 por um carro 1.6.”

A Ford se sentiu ofendida e reagiu prontamente. Primeiro tirou o comercial do ar com uma ação na Justiça. Depois partiu para a ação criminal. Além de Moreno, outros diretores da Nissan devem ser ouvidos, e a pendenga pode acabar com indenização em dinheiro. No mercado automobilístico, já se especula valores. A Ford não comenta. Nissan por seu lado, não perdoa e responde com publicidade.

No primeiro filme da série, o engenheiro diz que as demais montadoras já estavam nervosas com a marca, mas que vão ficar ainda mais. No filme seguinte, já bem mais machucado, o engenheiro apresenta as vantagens exclusivas oferecidas pelas concessionárias. Ou seja, não é a pancadaria que vai barrar sua ação de chamar atenção dos consumidores. Vamos agora aguardar o troco da Ford.

About these ads
Deixe um comentário

3 Comentários

  1. Nick

     /  15/04/2011

    No fim o que vale é a qualidade e preço do produto oferecido. Os Nissan são muito superiores a Ford, pelo menos aqui nos EUA. Dólar por dólar, Nissan vence disparado em qualidade de materiais e milhas sem manutenção. Carros japoneses em geral duram muito mais que os domésticos daqui. E as leis de publicidade nos EUA são mais frouxas. Empresas usam imagens e carros de concorrentes em seus comerciais a vontade. No fim, que vença o melhor em qualidade e preço, não apenas em choradeiras na justiça.

    Resposta
  2. augusto

     /  15/04/2011

    Um modelo 2012 antecipado pode não representar perdas agora, mas no ano que vem sendo substituido precocemnete por outro modelo 2013 perderá ai

    Resposta
  3. Riccardo(California,USA)

     /  15/04/2011

    Competicao eh competicao.

    E nesta o humor ganha sempre.

    abs

    E Nick os autos da Ford melhoraram bastante recentemente comprei o Ford Edge,e o melhor auto que ja tive e o primeiro Americano.

    abs

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 56 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: