D'Andrea troca JWT por sociedade na Fischer

O publicitário Mário D’Andrea deixa de ser executivo de multinacional, no atual cargo de presidente da JWT – uma das três maiores agências em atuação no Brasil –, para se tornar sócio da Fischer+Fala!, agência do Grupo Totalcom, do também publicitário Eduardo Fischer.

É uma virada e tanto em sua carreira. Por trás dessa decisão, estaria o avanço de grupos estrangeiros no mercado nacional.

A agência que D’ Andrea vai comandar não vive sua melhor fase. Caiu da oitava para a 13ª posição no ranking de 2010 do Projeto InterMeios. D’Andrea, além de sócio, será o líder criativo, posição vaga há meses. Vai trabalhar ao lado do atual presidente da agência, Antonio Fadiga.

Sem um líder criativo forte, a Fischer+Fala!, que já vinha perdendo prestígio, ficava menos apetitosa para ser cortejada pelos conglomerados internacionais, que andam famintos pelo mercado nacional. Um cenário que permanecerá em cartaz nos próximos anos, ainda que a economia este ano tenha uma leve retração, graças a eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas.

A saída do premiado profissional da JWT, portanto, envolve um movimento mais complexo que passa pela consolidação do meio publicitário no Brasil. Cabe a ele agora o desafio de valorizar o passe da Fischer +Fala! e, assim, atrair interesse de compradores de fora. Estímulo não vai faltará. Na proposta que recebeu, sua participação acionária cresce proporcionalmente ao desempenho da agência.

Depois que os franceses do Grupo Publicis compraram a agência Talent, os analistas do setor diziam ter sobrado apenas DPZ, que, aliás, também estaria no radar deles. Esse raciocínio sempre considera as maiores e mais expressivas agências do País pelas listas por faturamento. A Fischer + Fala! nunca surgia como candidata, porque Eduardo Fischer sempre defendeu a bandeira de construir um grupo latino-americano de prestação de serviços em marketing. Mas isso, com a atual valorização do passe das agências nacionais, pode ter mudado.

A notícia da chegada do novo sócio na Fischer, embora tenha sido amplamente divulgada pelos sites e blogs do meio publicitário, será oficializada na quinta-feira, em coletiva convocada pela própria agência.

Há três profissionais sendo contatados para substituir D’Andrea. Por enquanto, o italiano Stefano Zunino, que dirige a operação da rede JWT na América Latina, volta a ficar à frente da operação brasileira. Ele ocupou o posto e foi o responsável pela promoção de D’Andrea. A expectativa é que o nome esteja definido em 15 dias.

ATUALIZAÇÃO 1: A agência também muda de nome, hábito corriqueiro no meio publicitário, onde agências mudam de nome com muita frequência. Há três anos, ela já havia trocada para Fischer+Fala!, com a chegada do Allan Barros, que fez carreira na área de marketing das Casas Bahia. Agora, vai chamar Fischer & Friends. A agência nasceu há três décadas sob a chacela Fischer & Justus Comunicações e já teve seis outros nomes antes do atual.

ATUALIZAÇÃO 2: – A assessoria da agência Fischer enviou os seguintes esclarecimentos, que foram dados por Eduardo Fischer durante a coletiva hoje pela manhã: “… a vinda de Mario D’Andrea para cá para não tem absolutamente nada a ver com uma suposta intenção de Eduardo Fischer valorizar a agência para depois vendê-la ou se associar a um grupo internacional”.
Perguntado sobre isso, ele disse que “a opção é continuar sendo uma agência nacional, que, sim, já foi sondado muitas vezes mas que neste momento não tem nenhum interesse de vender”.

About these ads
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 56 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: