Buzinaço oportuno. Não oportunista.

Qualquer um ao abrir sua página no Facebook dará de cara com inúmeras manifestações sobre a participação do Corinthians na final da Libertadores  contra os argentinos do Boca Juniors. Dito isso, fica óbvio entender porque algumas marcas aproveitam para estimular seus negócios hoje, quando ainda há esperança de os brasileiros se saírem vitoriosos no jogo.

A agência de propaganda Leo Burnett Tailor Made preparou campanha para o seu cliente Iveco - o braço da Fiat que fabrica caminhões e que é um dos incontáveis patrocinadores do timão - e mandou ver com um spot de rádio e também um ringtone que traz o hino do Corinthians reproduzido com buzina de caminhão.

Hino do Corinthinas em ritmo de buzinaço de caminhão

Taí uma boa ideia. Simples, rápida e que faz jus à típica situação em que se aproveita uma oportunidade. Afinal, buzinaços em estádios de futebol é tradição. Esse, proposto pelos publicitários da agência, vem em ritmo de homenagem. E, se está todo mundo falando do Corinthians, nada mais oportuno do  que oferecer um brinde com potencial de agradar, sem ser invasivo ou deslocado. Erro comum nesse tipo de cenário.

A campanha para outras plataformas, que contempla comercial e anúncios impressos entre outras peças publicitárias, apela aos padrões mais comuns. Narra os sucessos alcançados pelo homem no passado, sempre em situações limites, e traça o tradicional paralelo com o jogo de hoje à noite, para encerrar com o clássico mote que é bom a marca tal fazer parte disso. Ok. O de sempre.

O comercial de rádio, convertido em ringtone e que é a melhor sacada, pode ser baixado por torcedores no celular. Na divulgação da campanha feita pela agência, o vice-presidente da Iveco, Natale Rigano, não se faz de rogado sobre o momento e declara que “o patrocínio chega em um momento importante para a Iveco, pois estamos crescendo muito, nossa rede está em expansão e estamos lançando uma nova geração de caminhões”. 

Logo, se os investimentos chegam em bom momento, nada melhor do que colar na onda de um time de futebol que mobiliza opinião  e faz barulho.  Seja contra, ou a favor.

About these ads
Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Ruy Lindenberg

     /  05/07/2012

    Marili querida.
    Obrigado pelos seus comentários sobre o Buzinaço Oportuno e não Oportunista falando da campanha da Iveco.
    Eu sinto hoje em dia muita falta de uma propaganda mais consistente, como sinto também muita falta de comentários consistentes sobre propaganda. E o seu é um destes poucos que foge a regra. Parabéns e obrigado pela sua análise objetiva e competente. Beijos.
    ruy

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 53 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: