Oi,oi,oi…mais empresas na arena do carente marketing esportivo

            Clubes de futebol são amadores em matéria de marketing, dizem os especialistas. E, quando o assunto é futebol, não faltam especialistas no Brasil. Quando comparado ao rendimento que a prática do esporte rende no exterior, não há dúvida que eles têm lá sua dose de razão. Ou, vem cá, alguém dúvida que a turma do Divino precisa urgentemente se profissionalizar? Bom, é verdade, que os pernetas da novela já contam até com patrocínio da fabricante de meias Lupo na camisa do time. Oi,oi,oi… marketing esportivo dá pano para manga.

            Na real, a maior cidade da América Latina andou de lado ontem por conta da disputa final no torneio Libertadores. Os 22 moçoilos correndo atrás da bola no estádio do Pacaembu, em São Paulo, monopolizaram o dia inteiro comentários sobre os times Corinthians e Boca Juniors. Fora que a cidade foi tomada pela torcida e simpatizantes, suas bandeiras e camisetas até em horário de expediente. Espocar de rojões, então, tomou os quatro cantos da cidade desde cedo..

            Não há qualquer dúvida, portanto, que futebol gera audiência, múltiplos interesses, troca de toda a ordem e, lógico, faz girar milhões. Na Europa, a paixão pelo esporte rende há tempos negócios milionários. Todos eles com cifras estonteantes. Basta ver o valor do passe dos jogadores made in Brazil.

            Aqui a atividade ainda traça curva ascendente. A proximidade do megatorneio da Copa do Mundo, em menos de dois anos, e dos Jogos Olímpicos, em 2016, acelera o processo e já não faltam empresários cacifando apostas na “pequena área”. Há desde o investidor de mineração e petróleo, Eike Batista que abriu a empresa IMX Talent dedicada à gestão de atletas, até o inglês Roy Webber, fundador da agência de prestação de serviços em marketing Works Brand Motion Events, que acaba de desembarcar no Brasil em associação com profissionais daqui. 

           Além do megaempresário Batista, o megajogador Ronaldo Fenômeno abriu empresa para explorar esse filão, a 9ine, em sociedade com outro inglês, o Martin Sorrell, CEO do grupo gigante da propaganda global, WPP. Cuidar do passe de atletas virou foco do marketing esportivo no Brasil. Mais outros negócios podem florescer. Daí o interesse crescente.

            Portanto, o que não vai faltar é orientação prá turma do tipo Divino. Criada há 24 anos, a Works, por exemplo, está presente nos principais eventos esportivos do mundo. Trabalhou para as últimas quatro Copas do Mundo, para seis edições da Eurocopa e oito da Liga dos Campeões, entre outros megaeventos futebolísticos. Tem passagens pelas arenas das disputas olímpicas e se especializou em produzir vídeos de divulgação, além de realizar festas e eventos corporativos em torno do esporte. A  unidade brasileira será comandada pelo mesmo ceo da matriz, Webber, e tem como sócios Adilson Tavares, Davis Tenório e Fabio Interaminense.          

Fábio, Davis, Roy e Adilson, da Works

             Há ano um gringo veio para o Rio de Janeiro durante a Rio Sports Expo. “Havia o interesse de atuar no Brasil, vimos que era necessário fazer isso in loco, mas não era barato nem fácil firmar um negócio aqui. Entendemos que precisávamos de parceiros brasileiros”, contou Webber, da Works. Além da entrada dos sócios, a agência também teve apoio do governo britânico para financiar a abertura da operação brasileira. O principal motivo para a vinda é a expectativa de amadurecimento do mercado com a realização dos grandes eventos esportivos Copa e Olimpíadas. “Estamos trazendo nossa expertise em grandes eventos para o período pós-Copa. Queremos ficar no mercado brasileiro, atuar no mercado corporativo, que irá desenvolver-se”, dizem os sócios. Oi,oi,oi

About these ads
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 58 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: