Em vez de anúncios em massa, uma massa mobilizada por PR

        “Tava passando e ouvi um cara, um som de violão e era Seu Jorge. Show!”, diz o rapaz. E, realmente, era um show dele, sob os Arcos da Lapa no Rio de Janeiro, numa sexta-feira à noite. Um show convocado pelas redes sociais no melhor estilo flash mob – àquelas aglomerações instantâneas para realizar uma ação inusitada. No caso, um evento patrocinado pela montadora Ford para a campanha de lançamento do  novo modelo EcoSport, totalmente repaginado. Tudo de graça e de surpresa para quem passou por ali.

       Batizado de EcoSportParade, o show de Seu Jorge foi apenas mais uma etapa do que na empresa convencionou-se chamar de “lançamento segmentado” para despertar o interesse do público antes mesmo do carro chegar às lojas. A ação se contrapõem aos grandes lançamentos que marcaram a indústria automobilística nos tempos em que a mídia tradicional era rainha, e todos os meios de comunicação eram inundados, ao mesmo tempo, por anúncios comerciais do novo carro, com fortes ações de vendas nas concessionárias.

       Na prática, a tática contempla uma significativa mudança na estratégia de marketing da megacompanhia, motivada pelo alcance das mídias sociais. A convocação para um show se dá pelos canais partilhados por todos, da página da companhia às páginas de funcionários, fornecedores e amigos dos amigos dos amigos. Com isso, há economia de custos numa ponta,  que o ganho com o burburinho espontâneo. Antes faziam um grande evento, agora, no caso da Ford, fizeram dez, mas para públicos segmentados, com bem menos investimento em mídia paga e muito, mas muito mesmo, investimento em relações públicas – ou PR, como preferem no mundo globalizado. A empresa não revela números.

        Mas a área de PR da Fordacaba de ganhar estatus de vice-presidência. Há menos de um mês, o líder da equipe de 20 pessoas internas passou a se reportar diretamente à presidência. Para atender à demanda de comunicação, o trabalho é dividido em times específicos com foco nos movimentos nas mídias sociais, nas mídias de consumo e, por fim, na mídia tradicional. Houve tempo em que a cobertura de economia do jornais e as revistas especializadas eram o principal interesse dessas empresas. Para por em campo a EcoSportParade, contaram com retaguarda das agências externas, que fazem parte do conglomerado de marketing inglês WPP que atende a Ford: a Akctuell Event Comunicação e a  Burson-Marsteller.

       A prática do “dez em um” na área de marketing da Ford não se restringe ao Brasil. A companhia tem adotado esse tipo de ação mundialmente. A atual apresentação do novo Ecosport se deu paralelamente na Índia, Tailândia e China. São os países onde a nova linha será produzida para ser vendida em 100 outros países. Após todos os eventos e desdobramentos, a área de PR estima ter atingindo 271 milhões de pessoas globalmente com a exibição do novo modelo EcoSport, agora, dizem eles, turbinado com muita tecnologia e segurança embarcada.

       Só no Brasil, por exemplo, após ação de pré-lançamento em Porto Alegre – quando o carro ficou dependurado por um guindaste e ia baixando à medida que o público curtia nas redes sociais – foram comercializados 2,5 mil unidades, em menos de uma semana no começo de julho, sem que houvesse qualquer carro nas lojas para o consumidor apreciar o que estava comprando. O sucesso tão inesperado vai virar “case de marketing” nos cursos de MBA de negócios.

       O projeto EcoSportParade no Brasil se desenvolveu em três etapas após a apresentação do novo visual do utilitário em Brasília para públicos especializados, autoridades e governo. Em abril, foi realizado um show de pré-lançamento com Carlinhos Brown, em Salvador. O evento do Seu Jorge no Rio encerrou o “lançamento segmentado”. Em Sampa, a ação de PR preparou, no estacionamento de um shopping, um jogo com dois craques do futebol – Robinho e Marcos – ao volante do carro e diante de um gol. Sim,  eles jogaram de dentro do carro e com uma bola gigante.

       Novos tempos. Novas práticas para vender carros e construir marcas. Todas as ações mencionadas aqui podem ser vistas no portal YouTube.

About these ads
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 56 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: